Tudo o que precisa de saber sobre os nossos melhores amigos!
18.2.09

Podemos especular o que quisermos mas tenho 90% de certezas que a Lilo foi abandonada. Parece conhecer mais ou menos as regras de casa e é muito obediente.

Uma das grandes causas de abandono das cadelas é o facto de estas engravidarem. Os donos ficam sem saber o que fazer com os cachorros e então acabam por descartar a fêmea. Para que estas situações se evitem, o melhor a fazer é esterilizar as cadelas o mais cedo possível. Isto é, por volta dos 6 meses e após o primeiro cio (estro). Assim a probabilidade de surgirem ninhadas indesejadas fica reduzida a zero.

Aconselho, então, que esterilize o seu cão, cadela, gato, gata, coelho/a, etc!

A cirurgia tem um pós-operatório relativamente fácil e, a longo prazo, fica muito mais barato que a administração de contraceptivos. A cirurgia diminui também o risco de aparecimento de tumores nas cadelas e diminui a tendência dominante nos cães. Quanto a efeitos secundários, apenas está provado que pode levar a um pequeno aumento de peso nas fêmeas, que pode ser controlado com uma ração específica, ou não, se não for necessário. Nos machos não há efeitos secundários apesar de haver muitos mitos em relação a estes.

 

 

ruffus, às 15:48  comentar

 
mais sobre mim
Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13
14

17
19
20
21

22
26
27
28


links
blogs SAPO